Macarrão se come quente!
- Lucia Bigo
- 19 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
◾ Diretores, Gerentes/Gestores, Coordenadores, entre outros de alta performance – conhecidos como Executivos ou Especialistas.
◾ Dado o momento em que admite-se um profissional deste porte, não estará somente adquirindo-se um colaborador, ele trará uma carga de conhecimentos, inovação, novos fornecedores, clientes, produtos, alguns possuem “staff” próprio, uma rede de network de interesses agregados e segmentados, beneficiando toda uma cadeia de ideias, transformações, alta habilidade com articulações, motivação e engajamento, gerando maior lucro.
◾ Muitos deles não estão fora do mercado, ao contrário, estão exercendo suas funções, aguardando possíveis novos desafios e sendo observados, costumamos dizer que estão no “radar” dos Recruiters.
◾ Recebem convites para analisarem cargos/vagas (que por vezes não são publicados), gerando entrevistas, networking e propostas. Eles irão “estudar” propostas!
◾ No entanto, há um delay por parte das empresas entre a entrevista e a definição pelo ideal, deixando que esses candidatos “escassos” acabem optando por outras oportunidades que ocorreram nesse tempo de espera.
◾ O mal planejamento, quebra de comunicação interna, entrevistas sem presença de “Gestor da Área” e a demora, podem fazer com que se perca um profissional altamente capacitado que em muito poderia contribuir.
◾ Também a falta de definição de um salário atrativo incluindo bônus, gratificações, prêmios, viagens (passagens aéreas), moradia, frota executiva, entre outros comuns benefícios aos cargos, são fatores que precisam previamente estarem alinhados e definidos.
◾ A tecnologia agiliza processos, mas o ser humano ainda peca em suas indecisões.
Sugestão:
Para Empresas – Gestores: Em época onde as Metodologias Ágeis estão tão em voga - Não percam talentos com processos antiquados. E sempre tenham uma “carta na manga” - ou seja, uma segunda opção p/chamar.
Para candidatos: Deixem transparente nas entrevistas se houver interesse real na oportunidade, mas informem que estão abertos ao mercado.
Não considero antiético nenhuma das duas sugestões.
Antiético para mim é dizer ao candidato que ele é o ideal para a vaga, criar falsas expectativas e depois não darem mais feedback.
Candidato também não é antiético em aceitar outra proposta estando em processos diversos.
Veja mais orientações sobre carreiras e outros assuntos em meu SITE.
www.luciabigo.com.br/blog
🌹 Lucia Bigo | Mentoria de Carreiras | Currículos | Linkedin
Seguida por + de 54K de Engenheiros no Linkedin.
Recomendada por Engenheiros de grandes Construtoras!

Comentários