top of page
LUCIA TPT SITE.jpg

INTERROMPEU | PAROU | TRANCOU ALGUM CURSO? Esse artigo é p/você!

  • Foto do escritor: Lucia Bigo
    Lucia Bigo
  • 28 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

* Quando é perguntado na entrevista sobre sua escolaridade você diz que repetiu a 7ª série e que quase foi jubilado na Faculdade? Não!


* Então, também NÃO informe no seu Currículo que começou um curso de formação, parou. Começou outro, ficou desempregado, trancou. Ia fazer Pós, nasceu filho e parou.


Essas interrupções não são bem-vistas pois, indiretamente subentende-se que se você não consegue terminar seus cursos, poderá também não concluir suas tarefas/atividades na empresa.


Existem vários fatores pessoais para não completar o Curso.

- Se for por questões financeiras, se pensarmos bem, haverão diversos currículos atualmente com cursos incompletos ... infelizmente!


* Sugiro que você não se candidate p/vagas que pedem cursos que não deu andamento/parou/trancou. Além de não estar aderente, ainda tira tempo do recrutador.


- Posso dar-lhe duas opções que poderão diferenciá-lo e incluir ou omitir o curso trancado no Currículo.


- Informar na “Formação Acadêmica” que trancou o curso e, se mesmo com esta informação, te convidarem p/ entrevista, se questionado, informe que pretende voltar assim que estiver em condições melhores (empregado) - Neste caso, se chegou a cumprir em torno de 75% do curso, seus argumentos serão mais fortes - Caso tenha cursado menos tempo que isso, não aconselho a citar pois, o Certificado de Conclusão pode demorar muito e a empresa pode não querer esperar.


- Exemplo de como informar no CV:

MBA – Gestão de Projetos – UNIP – Previsão de término: 06/2021 - Atualmente interrompido / trancado.


Ou


- Não informar o curso interrompido e dar maior ênfase nas suas “Qualificações” do que realizou atuando com sua Graduação e numa possível entrevista, informar que deu início a tal curso e espera sua recolocação p/voltar a estudar (não precisa + detalhes!)


- Entenda que curso é uma coisa e conhecimento é outro. Exemplo: não tenho curso de AutoCAD, mas tenho habilidade/conhecimento/desenvoltura com o software.


* Informe nas “Qualificações”, suas realizações efetivas. Fale sobre suas habilidades, mostre seu conhecimento em atividades/projetos/obras/softwares que teve real contato e desenvolveu sua carreira profissional.


* Valorize o que você conhece, realizou e fez de melhor, mesmo com as adversidades!


- Dependerá da flexibilidade do Recrutador/ dos requisitos da Vaga, entender o momento/necessidades suas e deles também.


Gostou do artigo? Espero tê-lo ajudado!


Comments


  • Conheça meu perfil no Linkedin.

© 2017 por Lúcia Bigo. 

bottom of page