ENGENHEIRO EM ANGOLA
- Lucia Bigo
- 12 de jul. de 2022
- 3 min de leitura

“Lucia Bigo Entrevista Engenheiros e Arquitetos pelo Mundo!”
Nesta “edição” vamos conhecer um pouco de Angola no Continente Africano com o Engenheiro Civil Sealtiel Garcia
Têm muitas empresas que trabalham “globalmente” e em Portugal mesmo existem construtoras que realizam obras diversas no Continente Africano, exemplos: Mota-Engil e Teixeira Duarte com contratos vultosos em diversas outros países.
Neste contexto, tive a satisfação de receber informações importantes sobre Angola.
1) Você pensa em trabalhar em outros países? Quais? O Brasil seria uma opção para você?
Eng.º. Sealtiel - Claro que sim! Canadá, Holanda, Suécia, Portugal. O Brasil seria sim uma opção!!
2) Como são os processos seletivos em Angola? Você os considera rápidos? A maioria das empresas parecem ser de Portugal. Elas dão oportunidades para os locais ou trazem os “expatriados” para cargos mais altos?
Eng.º. Sealtiel - Aqui em Angola as coisas são um tanto que paradoxais, e essa questão não foge muito a regra. Mas no seu modo geral, os processos são longos e demorados. Infelizmente não dão oportunidades, trazem ou mesmo contratam expatriados para cargos mais altos.
3) Está empregado, atuando na sua área de formação/especialização? Pode fornecer alguns detalhes?
Eng.º. Sealtiel - Graças a Deus, sim Lúcia!! Estou num projecto completamente novo para mim (barragens), pertenço à equipa de coordenação dos Projectos Estruturantes para o Combate aos Efeitos da Seca - Província do Cunene como Eng.º Fiscal.
4) Percebe diferenças técnicas/acadêmicas em relação ao trabalho de Engenheiros em Angola e nos outros países? Precisam de fazer cursos ou alguma especialização?
Eng.º. Sealtiel - Sim percebo, e já estou “correndo atrás do prejuízo kkk” para fazer cursos e possivelmente fazer a especialização.
5) Algum impacto atípico ao iniciar suas atividades?
Eng.º. Sealtiel - kkkkk, nesses meus 4 anos como profissional, sempre!
6) Se viesse para o Brasil, teria facilidade com a adaptação com a língua, horários, clima, refeições, transporte? E para brasileiros, considera viável?
Eng.º. Sealtiel - Sim teria facilidade e muito bem, nós seres-humanos nos adaptamos à tudo… Quanto a outra questão, não percebi muito bem, mas se for o que penso, acho muito prematuro responder sem conhecer a realidade do país… (por favor, faça-me perceber para que possa dar uma resposta mais adequada kkk).
PS: Neste caso me referi se seria viável a ida p/Angola de Engenheiros brasileiros – Você respondeu na pergunta 7.
7) Trabalhar no Brasil, considera ser vantajoso em termos salariais e benefícios do que em Angola?
Eng.º. Sealtiel - Sim, considero e muito, porque ouvindo relatos de Angolanos que trabalham aí, dizem que pelo facto do país ter certas políticas que não temos (como por exemplo pagamentos em prestações), é muito vantajoso.
8) Acredita que é mais fácil para somente os mais experientes ou recém-formados teriam chances também?
Eng.º. Sealtiel - Recém-formados teriam chances também Lúcia. Ninguém nasce sabendo tudo!
9) O fluxo de engenheiros para o país que você está não é muito comum. Acredita ser uma tendência buscar emprego fora dos países europeus (que é o que ocorre hoje com Portugal, por exemplo com imensa quantidade de profissionais em busca de emprego)?
Eng.º. Sealtiel - Aqui o fluxo é muito mais fora do comum kkk, e sim é uma tendência porque aqui, para lhe ser sincero, os Engenheiros nacionais na sua maioria têm mesmo uma carência de oportunidades, benefícios e etc.
10) Poderia dar algum conselho profissional para quem procura trabalho em Angola?
Eng.º. Sealtiel - Ore muito e busque sempre em primeiro lugar o Reino Deus e a sua justiça, se é angolano sabe muito bem do que me refiro… Depois do pouco que conseguir (financeiro), capacite-se com cursos (vídeo-aulas gratuitas) dos nossos irmãos brasileiros (que por acaso admiro muito e já me ajudaram muito e até agora), e vá à luta!...
Um abraço aos Engenheiros brasileiros!
Sealtiel Garcia
Próximos Engenheiros de países confirmados: Portugal, Itália, Canadá e Austrália.
Ative o “sininho” 🔔 no meu perfil para não perder nenhuma.
🌹 Lucia Bigo | Mentoria de Carreiras | Currículos | Linkedin
Seguida por + de 54K de Engenheiros no Linkedin.
Recomendada por Engenheiros de grandes Construtoras!
Comments